• TI.Carreiras

Pomodoro - Uma simples técnica para otimizar seu trabalho e seus estudos

Denominada como Técnica Pomodoro, ela consiste em fatiar um tempo longo em partes pequenas.


A técnica pomodoro é uma simples maneira de gerenciar seu tempo ajudando otimizar suas tarefas e tornar o seu trabalho ou estudos mais produtivo.

Com o uso dessa técnica você conseguirá manter o foco por um tempo maior naquilo que está realizando. A grande dificuldade das pessoas, em manter o foco, é justamente pelas pequenas distrações como uma mensagem que chega no celular ou um e-mail que pinga na caixa de entrada e sem resistir a pessoa vai até a distração e "se perde" por lá durante horas.


Quais ferramentas são necessárias para utilizar essa técnica?

Você precisa apenas de um relógio ou um aplicativo para gerenciar os períodos de foco e de descanso.


Como aplico essa técnica em meu dia-a-dia?

É muito simples. Estudos apontam que a maioria de nós, seres humanos, temos grande dificuldade em manter-nos concentrados por um período muito longo. No entanto somos capazes por um curto período.

Pegando como referência um dia de trabalho, a sugestão dessa técnica é você trabalhar durante 25 minutos extremamente focado evitando qualquer tipo de distração, postergando todas elas para o fim desse ciclo. Se chegar um e-mail nesse meio tempo você deixa para vê-lo após terminar esse ciclo.

Ao terminar os 25 minutos você deve fazer uma pausa de 5 minutos, mesmo que você esteja muito concentrado. Durante essa pausa beba um café ou água e veja as distrações que ficaram pendentes. Após terminar os 5 minutos volte novamente a trabalhar 25 minutos sem ser interrompido.


A técnica sugere que, a cada 4 pausas de 5 minutos, você faça uma pausa longa de 15 minutos. Ou seja, a cada 2 horas de trabalho pare por 15 minutos.

Durante um dia de trabalho com carga horaria de 8 horas é possível realizar até 15 pomodoros, respeitando todas as pausas.

Aplique, também, essa técnica para seus estudos e com certeza ela trará resultado positivos para você.


A grande sacada é você não se auto-sabotar e ao invés de parar ao final de cada ciclo continuar pois irá comprometer o seu rendimento.

Ao invés disso esforce-se para ser cada vez mais produtivo dentro de cada ciclo de 25 minutos.

Vale mencionar que o ciclo de 25 X 5 é uma sugestão, pois se você possui uma capacidade de se manter focado por mais tempo, experimente configurar seu ciclo para 30 x 5 no inicio do trabalho e mantenha até o final do dia. Vai testando até chegar em uma média boa para você.


Há diversos aplicativos e ferramentas pagas e gratuitas disponibilizadas na internet para facilitar a realização desses ciclos.

Recomendamos aqui uma gratuita, muito eficiente e leve, que você pode realizar o download para windows ou mac.

Segue o link para o site do download: tomighty.org/

A ferramenta indicada no link acima pode ser personalizada, permitindo o usuário alterar os períodos de ciclos e pausas. Dessa maneira fica mais fácil realizar experimentos para ver como você se comporta em cada configuração.


O site da ferramenta está em inglês e lá eles explicam com mais riqueza de detalhes como essa simples técnica pode ser um grande aliado no seu dia-a-dia.

Comente abaixo se conhece alguma outra ferramenta para gerenciar o tempo e compartilhe com os leitores.


Leia também: Nenhum Diretor iniciou sua carreira como Diretor


Se gostou dessa matéria inscreva-se em nosso site apenas informando seu e-mail logo mais abaixo.

E fique tranquilo! Nós também não gostamos de span e por isso respeitamos a caixa de entrada de nossos leitores enviando apenas conteúdos relevantes que possam agregar valor à sua vida profissional.

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo