• TI.Carreiras

Tecnologias Educacionais no Ensino Básico

Nos dias atuais a tecnologia pode assumir na educação uma forma de aprendizagem e de ensino altamente eficaz.




Na modalidade de educação a distância, graças a utilização de meios como salas virtuais, vídeo conferências, gravações, vídeos entre outros pode-se alcançar dezenas, centenas, milhares ou milhões de pessoas ao mesmo tempo.


Isso ocorre no âmbito restrito do lar, de uma sala de aula ou num circuito fechado de intranet capaz de alcançar numerosas salas de aula ao mesmo tempo, além de atingir toda uma região ou até mesmo todo um país.


Verdadeiramente trata-se de tecnologia em prol da educação.

No ensino básico a tecnologia também tem seu espaço, pois além de diversos jogos lúdicos que vem sendo utilizado por muitos educadores ao longo dos anos podemos aliar eles a essas novas ferramentas, munindo os professores com mais ferramentas para auxiliarem eles no processo de alfabetização das crianças além de fazer desse aprendizado algo divertido e desafiador.

A forma de ensinar precisa evoluir ano após ano pois o ambiente e o contexto histórico que vivemos muda a todo tempo; por isso é necessário adaptar o ensino e as escolas à essa nova realidade que muda diariamente.

Do mesmo modo que nossos avós foram educados nas escolas aprendendo fazer cálculos no caderno, ler, escrever, noções de química e física, assim também nossas crianças estão aprendendo as mesmas coisas.

Mas agora o mundo é outro, precisamos ensiná-los como viverem na atual sociedade e a tecnologia pode colaborar com isso.


Segue abaixo uma lista com sugestões para novas matérias a serem introduzidas na grade curricular do ensino das escolas da rede pública:

  • Educação no Trânsito;

  • Direitos do Consumidor;

  • Educação Financeira (elaboração de planilhas para controles de gastos e receita no lar assim como dicas de investimento);

  • Cidadania (como tirar um passaporte, renovar uma CNH, pagar contas pela internet, abrir conta em um banco, tirar uma carteira de trabalho, preencher um currículo e etc);

  • Primeiros socorros básicos;

  • Politica e Economia Atuais (o papel que elas exercem em nossas vidas hoje e como podemos construir um novo país através delas);

  • Segurança na Computação (como fazer uso das redes sociais com sabedoria).


Acima são apenas alguns exemplos de matérias que poderiam deixar o aluno mais preparado para vida ao invés de decorar longos textos


Vamos aproveitar as mudanças tecnológicas e refletir sobre como podemos desenvolver produtos que realmente irão fazer a diferença na vida das pessoas.

Se você, que está lendo esse artigo, é da área de TI, invista seu conhecimento em prol da nossa educação e do futuro das nossas crianças. Faça aplicativos e softwares que contribuam para isso.


Gostou desse artigo?

Leia também: Ferramentas Online para Desenvolvedores


Inscreva-se em nosso site apenas informando seu e-mail abaixo e receba semanalmente um artigo com alguma novidade.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo