Por que o RH nunca retorna meu contato?

March 24, 2017

Se você já enviou seus currículos para diversos recrutadores e nem se quer recebeu um feedback dizendo: "Ok. Currículo recebido.", isso significa que talvez o problema não seja os profissionais que trabalham com recrutamento. É hora de você rever alguns pontos importantes na sua postura profissional e entender como você é visto pelas Empresas.

 

 

Isso pode ocorrer por diversos motivos e dentre eles o mais comum é que esses profissionais recebem centenas de currículos por dia e só irão responder aos candidatos que realmente o perfil condizer com a vaga.

Humanamente é bem difícil responder 1000 emails por dia, fazer 100 ligações para agendar entrevistas e conhecer um pouco mais sobre os candidatos, além de realizar as entrevistas e reuniões que já estão agendadas ao longo do dia. Temos que concordar que esses profissionais tem bastante trabalho.

 

Primeiramente é preciso entendermos como eles trabalham

Um processo de seleção divide-se, basicamente, em 3 etapas, sendo elas:

  1. Atração

  2. Recrutamento

  3. Seleção

Na etapa de Atração, como o próprio nome já diz, se o resumo das suas qualificações não atrair o RH, eles não irão entrar em contato com você nem mesmo para dizer que seu currículo foi recebido.

Reunindo um número mínimo de candidatos que tem as qualificações que a vaga exige chega-se a fase de Recrutamento, na qual o recrutador irá ligar, conversar com o candidato, conhecê-lo um pouco melhor e agendar uma entrevista para validar se tudo que está no seu currículo condiz com a realidade, além de avaliar fatores comportamentais do mesmo.

Os que passarem nessa etapa vão para a fase de Seleção. Nessa fase o candidato recebe novamente uma ligação onde irá negociar as condições de trabalho com a empresa e se o resultado for positivo assinar o contrato de trabalho e iniciar suas atividades.

 

 

O que mais se diferencia entre uma empresa e outra é a etapa de Recrutamento, pois cada empresa faz isso utilizando metodologias diferentes como testes técnicos, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, dentre outros artifícios cujo principal objetivo é eliminar candidatos.

No entanto a etapa de Atração é exatamente igual para 98% das empresas, já que as mesmas estarão buscando candidatos em sites de emprego e lendo centenas de emails e mensagens que recebem por dia.

 

Com base no que lemos sobre o processo de recrutamento e seleção percebemos que a maioria dos profissionais esbarram na primeira fase pois seus currículos, por mais ricos em informações que sejam, não são atraentes.

Sendo assim, mudar o modo como os Recrutadores trabalham está totalmente fora do seu alcance, porém é possível mudar o modo como eles visualizam suas informações.

 

Lembre-se da lei de oferta e procura. 


Você está buscando um emprego e eles estão procurando um candidato.

O seu trabalho é relacionar essas duas informações e criar uma oportunidades.

Não peça um emprego. Ao invés disso indique ao RH seus serviços como sendo a solução para a vaga que eles estão trabalhando para preencher.

 

Existem Técnicas para tornar você um profissional disputado entre as Agências de Emprego

 

No livro 5 Passos para atrair os Recrutadores é tratado diversos assuntos como esse, propondo pequenas mudanças de hábitos que podem causar um enorme impacto positivo em seu perfil.

Nele você aprenderá:

  1. Técnicas para elaborar um currículo de sucesso;

  2. Dicas para utilizar suas redes sociais como um grande aliado na busca pelo emprego ideal;

  3. Quais são os principais grupos profissionais e como é possível se promover através deles;

  4. Estratégias para melhorar sua comunicação durante as entrevistas de emprego;

  5. A importância de investir em si mesmo.

Juntamente com o eBook você receberá um modelo de currículo profissional comentado e escrito da maneira como os Recrutadores gostam de ler. 

 

Invista R$ 5,79 na sua carreira profissional adquirindo esse eBook e você descobrirá que, em tempos de crise, ainda existem profissionais que estão fazendo entrevistas de emprego toda semana, mesmo quando estão empregados.

 

Clique nos links abaixo e conheça mais sobre essa obra:

link 1: Página com descrição do eBook 

link 2: Página direta de vendas com informações técnicas sobre o eBook

 

Caso você deseje ter esse livro em sua estante você pode encontrá-lo em formato impresso no site Clube de Autores.

 

Esperamos que essas dicas tenham ajudado esclarecer mais sobre o processo de seleção e os possíveis motivos pelo qual você não recebe nenhum retorno das empresas. 

Desejamos a você uma boa leitura do livro recomendado acima e muito sucesso nos próximos contatos com os recrutadores.

 

Inscreva-se em nosso site e receba semanalmente novidades e dicas exclusivas para elevar sua carreira.

 

Leia também: Todo programador deveria saber pelo menos o básico de Photoshop

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Elaborando uma Matriz de Competências

April 29, 2019

1/9
Please reload

Posts Recentes

September 1, 2017

Please reload

Buscar porTags
Siga-nos
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now