Hora certa de fazer um MBA ou Especialização

June 16, 2017

Esta na dúvida entre fazer um curso de MBA ou uma Especialização? Fique tranquilo, assim como você milhares de estudantes e profissionais experientes estão nesse mesmo dilema.

 

Conforme já discutimos esse tema em um post anterior por nome: "Qual é a melhor opção entre MBA e Pós graduação", ambos os cursos de MBA ou Especialização e até mesmo um Mestrado são todos classificados como um curso de pós graduação. O que difere um do outro é o titulo que cada um irá conceder ao formando, porém não iremos entrar nesse nível de detalhe já que há um post exclusivo sobre esse assunto e para lê-lo basta clicar aqui.

 

A questão é, qual é o melhor momento?

Será que devo terminar minha graduação e já entrar em um MBA na sequência pois senão ficarei "velho" ou perderei o "time" e corro o risco de ser engolido pela concorrência no mercado de trabalho?

 

Devolvo essa pergunta com outras 3 perguntas ao leitor desse artigo:

Profissionalmente falando, onde você está agora? Onde você quer estar daqui 3 anos? E daqui 7 anos?

 

Respondendo essas 3 questões você já terá um norte a seguir, pois se você é um profissional nível júnior hoje, não recomendo você ingressar em um MBA pois a proposta desse curso é aperfeiçoar a visão de Gestão e Negócios dos executivos. A partir dessa definição perceba que, por exemplo um desenvolvedor júnior com um MBA em seu currículo não tem experiência suficiente para assumir um cargo Gerencial no qual envolve os negócios da Empresa. 

 

Dei esse exemplo da primeira questão, mas temos que levar em consideração as outras 2 questões. Se daqui 3 anos o profissional quer assumir um cargo gerencial, mesmo ele sendo júnior pode-se pensar na ideia de cursar um MBA, pois digamos que o profissional é um analista de negócios júnior prestes a avançar para o nível Pleno. Esse profissional lida diretamente com os negócios da empresa que atua e por já ser quase um Pleno, é muito provável que daqui 3 anos ele conquiste um cargo Sênior. sendo assim em 12 meses ele conclui seu MBA e começa aplicar as técnicas aprendidas dentro do seu trabalho, afim de alcançar o objetivo maior de conquistar um cargo gerencial quando seu nível de maturidade for maior.

O mesmo exemplo se aplica para a questão de onde você quer estar em 5 anos, pensando no longo prazo.

 

Mas e no meu caso que quero seguir na área técnica?

Nesse caso recomendo as Especializações ao invés de um MBA. E ainda assim é interessante que o profissional tenha cursos de curta duração e um tempo mínimo de experiência na área que deseja cursar sua Especialização pois dessa maneira terá um aproveitamento muito maior do curso.

Entenda que nos cursos de pós graduação, diferente dos cursos de graduação, os professores e alunos estão em certo ponto no mesmo nível dentro da sala de aula, pois o trabalho do professor de um curso de pós graduação é orientar o aluno a como buscar conhecimento e utilizá-lo como um especialista. O professor não irá encher a lousa de matéria e ensinar o aluno escrever um código do inicio ao fim. Ao invés disso ele irá maximizar seu conhecimento apresentando ferramentas novas que facilitam o trabalho do profissional e ensinando "o caminho das pedras" onde o profissional por si só irá percorrer, através da orientação do corpo docente e alcançar seu objetivo.

 

Deixo então a seguinte dica: Se pretende assumir um cargo gerencial, dê preferência para um MBA, se quer ser um especialista em alguma tecnologia siga para a Especialização. No caso de optar por ser um docente, com certeza faça um curso de Mestrado. 

 

Para todos os casos não se esqueça das certificações que são excelentes para te promover em seu trabalho e encurtar o caminho do seu sucesso. Tanto para área técnica como gerencial.

 

Em resumo, antes de iniciar um curso de longa duração pergunte-se a si mesmo onde está agora e para onde deseja ir. Fazendo assim creio que dificilmente você irá se perder no meio do caminho. 

Afinal como disse SênecaNenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir ".

 

Leia também: Conheça as profissões que possuem o inglês como língua obrigatória

 

Fique por dentro das novidades, dicas e materiais que disponibilizamos em nosso site. Informe abaixo seu e-mail e Não se Preocupe! Nós também não gostamos de span e por isso respeitamos nossos leitores enviando apenas conteúdos agradáveis que irão agregar algum valor para sua carreira profissional.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Elaborando uma Matriz de Competências

April 29, 2019

1/9
Please reload

Posts Recentes

September 1, 2017

Please reload

Buscar porTags
Siga-nos
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now