Porque devo tirar Certificações

May 26, 2017

Um dos meios mais assertivos para provar a proficiência de um candidato para uma vaga de TI sem nunca ter trabalhado com o mesmo, são as certificações que esse profissional carrega em sua mochila.

 

Os profissionais que trabalham com recrutamento e seleção recebem inúmeros currículos que não tem absolutamente nada do que a vaga pede e aqueles que atendem a vaga porém são muito parecidos.

Após o tempo gasto com essa primeira triagem selecionando só os currículos de candidatos que se assemelham com a vaga não é possível agendar entrevistas com todos os que possuem o perfil adequado. Dessa maneira se faz necessário eliminar alguns candidatos para prosseguir com outros. 

Nessa fase de eliminação existem inúmeros critérios para realizar essa seleção e isso pode variar muito de empresa para empresa.

Legal! E onde entram as certificações?

 

No momento desse longo e cansativo processo de seleção de candidatos,  ter uma certificação em alguma ferramenta ou metodologia que seja requerida na vaga, com certeza será um divisor de águas e em 90% dos casos levará o candidato para próxima fase.

 

Nesse caso, se o profissional possuir certificação e experiência na ferramenta que requer conhecimento para preencher a vaga, ele/ela terá grandes chances de conquistar esse emprego.

 

A certificação também é muito valiosa para quem está inciando em uma nova área e precisa provar que tem conhecimento em determinada ferramenta.

Sabemos o quanto é difícil conseguir uma oportunidade em uma área que possuímos pouca ou nenhuma experiência. A empresa ou órgão certificador assegura as empresas contratantes que os profissionais certificados por ela possuem o domínio da ferramenta em questão.

 

Além dos motivos justificados acima, pelos quais você deve tirar uma certificação, vale lembrar que a certificação em si é o topo da montanha e que durante as etapas, cursos, leituras e simulados que você irá se submeter afim de passar em um exame de certificação, você irá adquirir um enorme conhecimento que poderá imediatamente aplicar no seu dia-a-dia dentro do seu trabalho.

 

Não há nenhum ponto negativo em tirar certificação. Porém é importante ter foco e não sair tirando todas as certificações que você ver pela frente, caso contrário esse será um ponto negativo pois demonstrará às pessoas que você não possui foco na sua carreira.

 

Espero que tenham gostado da leitura e recomendamos que visite nossa página de cursos e treinamentos em nosso site no seguinte link: Cursos e Treinamentos Patrocinados pelo TI Carreiras.

 

Caso gostou da leitura compartilhe com seus contatos e inscreva-se em nosso site para não perder nenhuma novidade.

 

Leia também: Entenda como alguns profissionais conseguem sobreviver somente com Freelas

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Elaborando uma Matriz de Competências

April 29, 2019

1/9
Please reload

Posts Recentes

September 1, 2017

Please reload

Buscar porTags
Siga-nos
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now