O Melhor Emprego

June 2, 2017

 Em um mundo tão competitivo e cheio de tantas profissões cabe a cada um de nós escolher a própria ocupação, afinal passamos a maior parte de nosso dia dentro de uma empresa. No entanto escolher uma boa ocupação não é uma tarefa fácil.

 

Cada ser humano é único e determina seus próprios critérios para escolher um emprego ou uma profissão. As vezes o que é ruim para você pode ser ótimo para outra pessoa e vice-versa.

Para quem atua no mercado de trabalho há mais de 7 anos, diversas vezes já se deparou com a situação de entrar todo empolgado em uma empresa e no seus primeiros dias, senão no primeiro, encontrar alguém que exerce a mesma função que você irá exercer, desmotivado e querendo sair.

 

Então o que define um bom emprego se nesse momento o emprego que parece ser o melhor para você está "arruinando a vida" de outro? Apenas o salário? Ou será um bom plano de carreira? Que tal benefícios? Talvez a liberdade de ser PJ e ter horários flexíveis?

 

Creio que nada disso define um bom emprego e tudo isso define um bom emprego.

Tudo depende do objetivo de cada um no momento de escolher sua profissão que passará, talvez e não obrigatoriamente, o resto de sua vida exercendo a mesma função.

 

Existem 3 pilares que sustentam um profissional em uma empresa. São eles:

  • Bom salário

  • Plano de Carreira

  • Ambiente de Trabalho

Pesquisas indicam que para um profissional permanecer em uma empresa motivado ele precisa ter ao menos 2 desses 3 fatores. Sendo assim observe que um profissional que possui bom salário e trabalha em um ambiente extremamente agradável, não se importa muito se seu plano inicial de carreira está indo para o rumo certo ou acabou tomando outro rumo. 

Da mesma maneira aquele que está seguindo plenamente seu plano de carreira, conquistando os cargos e responsabilidades que deseja e trabalha em um ambiente agradável, esse profissional apesar de pensar que poderia ganhar mais, acaba sustentando sua esperança na ideia de que se seu plano de carreira continuar indo pelo caminho esperado logo será bem remunerado.

Veja também que aqueles que trabalham em ambientes hostis, porém ganham muito bem para fazer o que gostam, são capazes de lidar com clientes e superiores mal educados porque amam o que faz e se sentem reconhecidos.

 

Dificilmente alguém conseguirá permanecer por muito tempo em uma posição profissional se estiver alicerçado apenas em um desses pilares, pois quando isso acontece entra o desanimo e a desmotivação profissional.

 

Se você acorda se sentindo mal por ter que ir ao trabalho e durante a jornada diária sente-se desmotivado, procure realizar uma auto-avaliação baseada na teoria dos 3 pilares e encontre qual ponto pode ser melhorado.

 

Lembre-se que um profissional motivado, ainda que não seja reconhecido de imediato, assim como um atleta de futebol que atua em um time pequeno, pelo seu esforço, motivação e dedicação, logo pode ser chamado para atuar em um time grande ou até mesmo em uma seleção.

 

Conclui-se que o melhor emprego é aquele que te faz sentir-se realizado como profissional e bem remunerado pelo seus próprios resultados, pois atua em uma equipe de pessoas colaborativas entre si que fazem do seu trabalho um lugar agradável para se estar durante 8 horas do seu dia.

 

Inscreva-se em nosso site e receba semanalmente nossas dicas além de materiais gratuitos para auxilia-lo na construção da sua carreira dentro da TI.

 

Não se preocupe!

Nós também não gostamos de span e por isso respeitamos a caixa de entrada de nossos leitores, enviando apenas conteúdos brilhantes para alavancar a sua carreia.

 

Leia também: Por que devo tirar certificações 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Elaborando uma Matriz de Competências

April 29, 2019

1/9
Please reload

Posts Recentes

September 1, 2017

Please reload

Buscar porTags
Siga-nos
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now