Durante a Entrevista seja Honesto e valorize suas Qualidades

August 4, 2017

Coisas simples como conhecer um pouco sobre a história da empresa não lhe custará muito tempo e te ajudará se destacar mais uma vez pela demonstração de interesse que tem pela empresa.

 

Conte casos verídicos de projetos que você trabalhou e auxiliou na redução de custos da empresa ou aumentou os ganhos da mesma. Isso demostrará ao entrevistador que você se importa com o negócio da empresa e não apenas com o contracheque que ela irá te pagar no final do mês.

Sempre encontramos ótima dicas em sites de recrutamento e seleção de como nos apresentarmos para uma entrevista, porém, para não comprometer o trabalho deles (os recrutadores), eles não podem te ensinar como fazer uma entrevista já que é o trabalho deles separar candidatos.

 

Você foi chamado para uma entrevista? 

Parabéns! Seu currículo passou na primeira seleção e atende os requisitos mínimos da vaga, agora é hora de mostrar que você é uma pessoa flexível, fácil de lidar e que realmente está interessado na vaga.

 

1 - Procure saber tudo a respeito da empresa que você está indo para ser entrevistado. Acesse o site da empresa e veja qual é sua área de atuação. Busque por notícias da empresa e veja como está a situação dela em relação as outras do mesmo ramo. Isso será muito útil no desenrolar da conversa pois demonstrará que está realmente interessado em colaborar com a empresa.

2 - Leia atentamente os requisitos da vaga, veja quais são seus pontos fracos e pesquise sobre o assunto para não ficar tão perdido. Se perguntarem sobre esses pontos que você não tem conhecimento, diga a verdade que nunca trabalhou com tal ferramenta ou metodologia, porém já leu a respeito, está disposto a se aprofundar no assunto e quem sabe até fazer um curso direcionado a esse tema. Se a empresa lhe contratar não se esqueça de cumprir com o que disse.

3 - Sempre que te pedirem para dizer um ponto negativo seu, diga algo que não prejudique a empresa mas que impede seu crescimento como profissional e imediatamente na sequência diga o que você está fazendo para resolver esse seu ponto fraco.

4 - Sorria e seja simpático (a). Isso lhe fará ser visto como um profissional que trabalha com seriedade, porém é descontraído como pessoa.

5 - Nunca, em hipótese alguma, critique algum ex-Gerente ou Empresa que tenha trabalhado anteriormente. A pessoa que estará do outro lado da mesa te entrevistando, apesar de ser um funcionário ou consultor, te avaliará como um Empresário e infelizmente eu, você e eles sabemos que quem critica um lugar criticará todos os outros, assim como aquele indivíduo que fala mal de alguém para você e quando lhe dá as costas ele também o critica.

 

Reflita sobre os pontos mencionados acima e lembre-se de durante toda a entrevista, seja ela por telefone, por vídeo conferência ou presencial, esteja consciente e presente na situação a ponto de articular suas respostas sempre destacando suas habilidades que podem preencher alguma lacuna em seu currículo.

 

Essas são apenas algumas dicas para te auxiliar no processo de seleção e na comunicação com os recrutadores.

 

Para complementar esse assunto veja esse artigo: Porque não sou chamado para as entrevistas de emprego?

 

Inscreva-se em nosso site e receba semanalmente um conteúdo sobre o mundo de TI e Carreiras profissionais.

 

Leia também: É possível trabalhar em casa

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Elaborando uma Matriz de Competências

April 29, 2019

1/9
Please reload

Posts Recentes

September 1, 2017

Please reload

Buscar porTags
Siga-nos
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Classic