Porque investir em Javascript

September 15, 2017

Para iniciar esse artigo é interessante relembrarmos que se tratando de desenvolvimento de sistemas para internet (web) o que é uma linguagem de programação Back-End e uma Front-End.

 

Banck-End são todas as linguagens de programação compiladas em um servidor para devolver o resultado daquilo que processou.

Exemplos: C#, Java, PHP, ASP.

 

Front-End são todas as linguagens de programação executadas diretamente no navegador de quem está acessando a aplicação não sendo necessário ir até o servidor para processar e devolver o resultado. tudo é feito do lado Cliente.

Exemplos: Javascript, HTML, CSS.

 

* Para entender melhor, em programação quando dizemos Cliente/Servidor queremos dizer que Cliente se trata do Computador, celular, tablet ou dispositivo que o usuário final está utilizando e Servidor é onde o site, aplicativo ou sistema está hospedado. *

 

Dentro desse contexto e após essa breve introdução, podemos classificar o Javascrip como uma linguagem Front-End a qual é executada do lado cliente da aplicação.

 

Essa é a primeira grande vantagem de investir no conhecimento e no uso de javascript em seus sistemas web, pois pelo fato de ser uma linguagem executada no cliente não há a necessidade da sua aplicação acessar constantemente o servidor e por esse motivo todo o processamento que tiver sendo feito utilizando javascript será mais rápido do que se tivesse que acessar o servidor.

 

Com o javascript é possível acessar, com mais facilidade, algumas funcionalidades que seriam mais difíceis de alcançar pelo servidor, como por exemplo os dados do navegador do usuário que está acessando a aplicação, bem como informações da sua máquina.

 

Para programar em javascript você não precisa ter nenhum servidor instalado em seu PC nem ao menos simular um. Basta ter um bloco de notas ou um editor de código HTML que já é o suficiente para fazer o que quiser.

 

Um ponto importante e que merece atenção.

Apesar de ser uma linguagem que processa rapidamente e não necessitar de um servidor para ser executada vale relembrar que as linguagens Back-End, por serem compiladas no lado servidor, ficam oculta aos olhos do usuário toda a lógica de programação, deixando sua aplicação mais segura.

O javascript por sua vez, assim como o HTML e CSS, fica exposto ao usuário através da opção de exibir código fonte, que há em todos os navegadores.

 

 

Por isso a dica é: Invista em javascript para utilizá-lo em pontos da sua aplicação que necessitam de maior ganho de performance, como por exemplo validações em formulários ou geração de gráficos. No entanto não use javascript para desenvolver toda sua aplicação pois isso pode deixar seu código vulneral e muito exposto.

 

Se você nunca teve contato com o javascript siga o passo a passo para realizar um teste rápido e fácil.

 

1 - abra o bloco de notas no seu computador;

 

2 - copie o seguintes códigos e cole no seu bloco de notas:

 

<!DOCTYPE HTML>

<html>

<body>

  <p>Before the script...</p>

  <script>

    alert( 'Hello, world!' );

  </script>

  <p>...After the script.</p>

</body>

</html>

 

3 - Salve seu bloco de notas escolhendo a opção "salvar como todos os tipos de arquivo" e coloque o seguinte nome teste.html

 

4 - Agora é só ir até o local que salvou seu arquivo e de um duplo clique para sua aplicação abrir.

 

 

Se gostou desse artigo inscreva-se em nosso site informando seu email abaixo.

Fique ligado nas dicas e novidades que podem auxiliá-lo em sua carreira profissional.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Elaborando uma Matriz de Competências

April 29, 2019

1/9
Please reload

Posts Recentes

September 1, 2017

Please reload

Buscar porTags
Siga-nos
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Classic