O que é Six-Sigma - Parte 1 - Conceitos iniciais

April 13, 2018

Venho através desse artigo citar em rápidas palavras os conceitos inicias para quem já ouviu falar algum dia sobre o termo Six-Sigma mas não tem noção do que se trata.

Se você é um conhecedor dessa prática pode passar para o próximo artigo pois esse será uma visão geral e não muito detalhada sobre este assunto.

 

Na maioria das artes marciais orientais o grau de conhecimento e habilidade do aluno é reconhecido de acordo com a faixa que este carrega amarrado em sua cintura. 

O Six-Sigma, apesar de não ser uma arte marcial, também carrega esse conceito concedendo aos adeptos dessa pratica os seguintes graus:

 

White Belt - Faixa Branca  (Iniciante)

Yellow Belt - Faixa Amarela (Conhecimento básico)

Green Belt - Faixa Verde (Conhecimento intermediário)

Black Belt - Faixa Preta (Conhecimento avançado)

Master Black Belt - Mestre Faixa Preta (Profundos conhecimentos)

 

Ok. Já entendi que os graus de conhecimento e certificação são reconhecidos concedendo títulos compostos por nomes de faixas.
 

Mas o que é o Six-Sigma e para que serve?

 

O Six-Sigma (Seis Sigma) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.

Em uma linguagem bem simples, ele (o Six-Sigma) consiste em diversas técnicas que podem ser adotas e aplicadas por uma Empresa afim de aplicar uma melhoria contínua em seu processo de produção independente do produto que esteja fabricando, quer seja produto físico como um smartphone ou produto digital como softwares para computadores.

E serve para aumentar a assertividade, reduzir o custo e o desperdício.

 

Os métodos mais conhecidos e aplicados quando é introduzido os conceitos Six-Sigma na empresa são:

 

DMAIC :

 

Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do projeto;

Measure key aspects: mensurar e investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos;

Analyse: análise dos dados e o mapeamento para a identificação das causas-raiz dos defeitos e das oportunidades de melhoria;

Improve the process: melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades;

Control: controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os processos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DMADV :

 

Define goals: definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa;

Measure and identify: mensurar e identificar características que são criticas para a qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos;

Analyze: analisar para desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto;

Design details: desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes;

Verify the design: verificar o projeto iniciado, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo.

 

 

Se você quer saber mais sobre o Six-Sigma fique ligado nos próximos posts nos quais daremos dicas de estudo e como se preparar para conquistar as certificações oferecidas para profissionais Six-Sigma.

 

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Veja também: Porque investir em Javascript

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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